Uma novidade muito aguardada por todo o cidadão, a Prefeitura de Itapevi informa que agora é realidade: a implantação do prontuário 100% eletrônico e sistema informatizado em toda rede municipal de Saúde. Esta é mais uma das ações de 65 anos de aniversário da cidade.

A novidade funciona em todas as unidades de saúde do município: UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidade de Saúde da Família), Pronto-Socorro Central, Pronto Atendimento Amador Bueno, Centro Integrado de Saúde (CIS) e demais estruturas de atendimento médico-hospitalar.

A iniciativa garante mais segurança e controle nas informações dos pacientes pelas equipes médicas, economia de materiais administrativos (prontuários manuais de papéis), agilidade no atendimento público e integração de informações entre médicos de diferentes unidades de saúde do município.

Com a medida, na prática, por exemplo, ao se consultar na unidade de saúde do Parque Suburbano e, posteriormente, ser atendido no Pronto-Socorro Central, o médico desta segunda unidade tem acesso ao registro e histórico do prontuário.

Portanto, o médico da unidade do Pronto-Socorro Central conhecerá quais foram os remédios prescritos anteriormente, tratamentos e possíveis causas dos problemas avaliados pelo profissional do Suburbano em relação ao estado de saúde daquele paciente.

A novidade também garante tratamento mais aproximado, humanizado, eficiente e de melhor qualidade diagnóstica devido ao compartilhamento das informações contidas no prontuário médico do paciente.

Vale ressaltar que todos os atendimentos realizados na rede municipal também passam a ser compartilhados via e-SUS (rede eletrônica do Sistema Único de Saúde) e, com isso, as informações municipais abastecidas diretamente junto ao Governo Federal, permitindo maior transparência de dados, e posteriormente poderá auxiliar na adoção de políticas públicas que possam melhorar o atendimento na área da saúde.

Com o prontuário eletrônico, médicos poderão ter uma tomada de decisão e realizar uma avaliação diagnóstica mais assertiva e direta, analisando o cenário em 360 graus a partir de múltiplos dados.

A adoção da iniciativa ainda assegura que não haverá perda de exames e não haverá necessidade de manuseio, por parte do paciente, dos documentos, uma vez que os médicos terão o sistema integrado e informatizado com senha e acessos seguros e garantia de confidencialidade.

Itapevida

A implementação do prontuário eletrônico e informatizado é parte do programa Itapevida lançado em 2019, que visa garantir a qualidade no atendimento da saúde aos moradores e que reúne diversas ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal.