A Prefeitura de Itapevi entregou, na última semana, o CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) Espaço Conviver. A unidade fica na Rua Joaquim Lemos, 17, na Vila Aurora.

O novo espaço teve adaptação das salas, construções de consultório e rampas de acesso, pinturas, implantação de rede lógica, ar condicionados e criação de espaço de convivência. O CAPS é gerido por uma organização social.

A reforma no local foi executada pela própria Prefeitura, com orçamento municipal. O serviço é destinado ao acolhimento de usuários com transtornos psíquicos severos. O CAPS funciona 24 horas, sete dias por semana e atenderá uma demanda de mais de 2 mil usuários com demandas psicossociais.

Na nova unidade foram criados oito leitos de acolhimento integral para demanda de saúde mental. Anteriormente, a unidade não tinha leitos porque a unidade não funcionava 24 horas. Os pacientes não permaneciam no local.

Segue em construção o espaço para atividades em grupos. O prazo é de 60 dias para a entrega da obra de extensão da unidade.

O objetivo dos CAPS é atender as pessoas com transtorno mental severo e persistente e seus familiares. A equipe profissional do espaço está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento local e seus vínculos sociais.

O serviço oferece atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

A antiga unidade que ficava na Rua Eduardo Rios Trevisan, 105, no Jardim Portela, foi desativada.