A Prefeitura de Itapevi inicia na próxima segunda-feira (22) a última etapa da canalização do Córrego Vale do Sol – Fase 1, que tem o objetivo de acabar de vez com as enchentes no bairro, na região central da cidade e no Jardim Rainha. Nessa nova execução, será construída uma nova galeria de captação de águas pluviais (das chuvas) com 330 metros de extensão, cujo trecho vai das proximidades do Terminal de Ônibus até a esquina das ruas Irineu Chaluppe e Luís Manfrinato. Haverá intervenções no trânsito para essas obras.

Os serviços deverão durar 180 dias, a contar com a data de início, e serão feitas em quatro partes. Ao longo desse prazo, os funcionários farão a retirada do asfalto existente e avançarão com uma escavação de três metros de profundidade. Depois, haverá a colocação de aduelas de concreto, de 1,5 m por 2,5 m, que formarão a nova galeria.

Para interligar a captação das águas, as vias receberão ainda bocas de lobo. Ao final, as ruas que passaram pela escavação e implantação serão pavimentadas para as vias voltarem a sua condição original.

A primeira parte das obras que começa nesta segunda-feira vai abranger um trecho de 60 metros, a se iniciar próximo ao Terminal de Ônibus. Os serviços vão passar no começo da Avenida Cesário de Abreu até chegar à esquina com a Rua Irineu Chaluppe.

Próximas etapas
Após esse trecho, as obras prosseguirão na sua segunda parte por mais 110 metros, ao longo da Rua Irineu Chaluppe, próximo ao começo da Rua Leopoldina de Camargo.

A terceira etapa será executada em outros 40 metros em direção a esquina com a Rua Escolástica Chaluppe. Os serviços da quarta e última parte dessa galeria abrangerão o maior trecho da galeria, com 120 metros até o cruzamento com a Rua Luís Manfrinato.

Mudanças no trânsito
Para realizar essas obras, a Prefeitura fará intervenções no trânsito nas proximidades do Terminal de Ônibus e também perto do Teatro Municipal. As medidas também serão por etapas com objetivo de não atrapalhar o tráfego de veículos.

Até a execução da primeira parte, o Departamento Municipal de Trânsito irá interditar parcialmente três das quatro faixas da alça de acesso que liga o Viaduto José dos Santos Novaes até o Terminal, em direção à Avenida Feres Nacif Chaluppe. Depois, o fluxo de veículos na Rua Irineu Chaluppe será totalmente bloqueado até a esquina com a Rua Leopoldina de Camargo. A medida avança em seguida até a Rua Luís Manfrinato até o término da construção.

Início em 2022
Os trabalhos da Fase 1 foram iniciados em abril de 2022, na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes e seguiram nas vias Cesário de Abreu, Eleutério Marçal dos Santos, Leopoldina de Camargo, Manoel Alves Mendes, Luís Manfrinato e Escolástica Chaluppe. Na sequência, as obras avançaram pelo Jardim Rainha, passando pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Avenida Nove de Julho.

Segunda fase em 2024
A Prefeitura começa, ainda neste ano, a segunda fase das obras para contemplar a continuação dessa canalização até as imediações do antigo Clube Vale do Sol. Nessa região, será construído um grande piscinão para captação de águas. Com a obra completa concluída, haverá a solução total contra as enchentes.

Operação Verão
Paralelamente às obras, a Prefeitura tem realizado a Operação Verão para preparar o município para a temporada de temporais e afastar a incidência de alagamentos, a partir de dezembro. Dentro desse trabalho, a administração municipal efetua a limpeza e desassoreamento dos rios, córregos e seus afluentes, além dos piscinões como forma de ampliar a capacidade de captação das águas das chuvas.