A Prefeitura de Itapevi notificou 258 notificações de carros abandonados desde janeiro de 2019. No total, 74 foram apreendidos, sendo 27 por abandono e 47 por outras irregularidades.

Esse é uma medida para deixar a cidade mais limpa e liberar as vias. Quem se sentir incomodado e desejar denunciar pode fazer através do e-mail veiculoabandonado@itapevi.sp.gov.br ou falar diretamente com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), pelo telefone 4774-4206. A fiscalização irá até o local indicado e notificará o proprietário através da adesivação do veículo.

Esse adesivo indicará o prazo para a retirada. Caso a data estipulada não seja respeitada, o automóvel será recolhido ao pátio municipal. Considera-se abandonado o veículo que fique em via pública por mais de cinco dias consecutivos. Caso o equipamento permaneça no local, os fiscais voltarão para apreendê-lo.

Notificação

Na primeira apreensão, o veículo ficará retido no Pátio Municipal por 10 dias, e o dono será multado em R$ 16 mil por obstrução de via pública, conforme prevê a Lei 1796 de 2016.

Em caso de reincidência, a apreensão durará 20 dias e, daí em diante, 30 dias para cada recolhimento. O proprietário será considerado reincidente caso o mesmo automóvel seja recolhido mais de uma vez num período de dois anos.

Como retirar o veículo?

Para retirar o veículo recolhido pela Prefeitura, é necessário que o dono quite os débitos do automóvel em algum posto do Detran – a relação pode ser conferida aqui.

Em seguida, a documentação regularizada tem de ser levada ao Demutran (Rua Joaquim Nunes, 65, Centro), que fornecerá uma liberação do veículo ao proprietário.

Essa liberação, por sua vez, deve ser levada ao Pátio Municipal (Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 317, na Vila Santa Flora), onde preciso quitar as despesas de recolhimento do veículo. Feito isso, o veículo é retirado.