Como parte das ações de enfrentamento da Campanha Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção da violência contra idosos, a Prefeitura de Itapevi promove, no dia 15 de junho, uma oficina especial sobre “Sensibilização sobre as disfunções associadas ao envelhecimento – Ação de Mãos Dadas”, no CCI (Centro de Convivência do Idoso – Rua Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus).

O evento é voltado para os usuários, familiares, beneficiários dos serviços socioassistenciais e acontece das 9h às 12h. Não há necessidade de inscrição prévia. A oficina será realizada em parceria com o programa de pós-graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (SJT) e o CCI, com duração de cerca de quatro horas.

A palestra será ministrada por Erminda Pongiluppi Aluani, que tratará do tema “Tipos de violência, canais de acolhimento e denúncia”. A palestrante é psicóloga com experiência clínica e organizacional, especializada em Gerontologia Social pela Universidade São Paulo (USP) e pós-graduada em Gestão de Saúde Pública. Os participantes receberão certificado de participação.

Ambiente com simulações do envelhecimento

No dia da palestra será montado um espaço com três estações sensoriais: Mobilidade – Dificuldade de locomoção e equilíbrio; Sentidos – diminuição da capacidade visual e auditiva; perda da Independência – diminuição do olfato, tato e paladar. Tudo com o objetivo de mostrar aos participantes as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos idosos.

No dia haverá uma apresentação de expressão corporal “Dança Sênior” adaptada no espaço.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A data é celebrada em 15 de junho e foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Nesta data são reforçadas as reflexões sobre os tipos de violência praticadas contra a pessoas idosa (física, psicológica, institucional, patrimonial e sexual, além de negligência, abuso financeiro e discriminação) e formas de enfrentar o problema.

Durante o mês de junho, a Prefeitura também realizará uma campanha em suas redes sociais sobre o tema.

Denúncia

Em caso de violência envolvendo idosos, a população pode entrar em contato pelo Disque 100, canal gratuito do Governo Federal usado para comunicar alguma violação de direitos humanos e um serviço que funciona 24 horas por dia. A denúncia é anônima e as informações são mantidas em sigilo. Também é possível denunciar pelo WhatsApp: (61) 99656-5008.

Os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. O Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo.

Em Itapevi também é possível realizar denúncias nos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social). Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CRAS Vila Aurora:

Rua Américo Valentim Christianini, 420