A Prefeitura de Itapevi realiza no mês de março, diversas ações em celebração ao mês da Mulher. As atividades começam nesta sexta-feira (8), com acolhimento diferenciado para todas as mulheres que procurarem o CRAS Aurora (Centro de Referência em Assistência Social), das 8h às 17h, na unidade localizada na Rua Américo Valentim, 420 – Vila Aurora.

No mesmo dia, das 17h às 19h, os alunos da Escola Livre de Artes distribuem na Praça Carlos de Castro, no Centro, lembrancinhas produzidas por eles às mulheres que estiverem no local.

Também na sexta-feira, a Banda da Guarda Municipal estará em unidades municipais te atendimento ao público, fazendo apresentações em homenagem ao dia da Mulher. Às 9h, os músicos se apresentam no Pronto Atendimento Amador Bueno, às 11h, no PA Cardoso, às 13h, no Resolve Fácil e às 15h, no Pronto-Socorro Central.

Estação Mulher
Aos domingos (10,17 e 24 de março), acontece a Estação Mulher, no Parque da Cidade, das 10h às 16h. A atividade também é uma das 65 ações do aniversário de Itapevi e tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino com vendas de serviços, como consultas jurídicas, de psicologia, massoterapia, cabeleireiro, designer de sobrancelhas e de produtos artesanais, de papelaria, gastronomia, entre outros. Ela faz parte do festival Internacional Grito de Mujer – Arte es mi Grito, que reúne vozes femininas em dezenas de países, com mensagens e ações de autoestima, respeito e combate à violência contra mulher, durante todo o mês de março.

O festival integra as iniciativas da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres em todo o mundo. No Brasil, o Grito de Mulheres Brasileiras é coordenado por Sóira Celestino.

O Estação Mulher Itapevi tem o mesmo objetivo, incentivando o empreendedorismo, a integração e a troca de experiências e vivências, por meio de rodas de conversa, palestras e contatação de histórias com Betty Lima, atriz e musicista, e as palestrantes Paula Dias Lucena, pedagoga e psicanalista; Christiane D’Angelo, psicopedagoga e escritora; Andreia Dornel, especialista em gerência de vendas e mentora na área de gestão e negócios; Lúcia Querido, pedagoga e pós graduada em fisiologia do exercício; Sóira Celestino, conselheira da Associação Comercial de São Paulo e Midiam Almeida, especialista em Marketing.

No domingo (10), a temática é Dia da Autonomia Feminina; domingo (17), Dia da Saúde da Mulher, com participação de equipes de saúde, com coleta de papanicolau, bioimpedanciometria, emissão de cartão SUS e atendimento de ouvidoria da Saúde, entre outros serviços.

No domingo (24), Dia de Lazer e Bem-Estar. Além dessas atividades, também haverá aulas de zumba, ginástica, alongamento, apresentações musicais e sorteio de brindes para as participantes.

No local, estará funcionando ainda a Tenda Lei Maria da Penha, com o apoio da Equipe Guardiã, da GCM, para atender, orientar e apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica.

CRASs
Além das atividades no CRAS Aurora, no dia 8, na mesma unidade, também haverá reunião de acolhimento das mulheres cadastradas nos programas sociais do município, no dia 15, às 9h e às 14h.
A programação especial continua nas unidades do CRAS Amador Bueno (Rua Francisco Rodrigues Paes, 49), nos dias 14, às 10h, e 21, às 14h; Cardoso (Rua Rosângela Mariano Limas, 266), 21 e 22, às 14h; e Maristela (Avenida Pedro Paulino, 845 – Cohab 1), dia 28, às 10h e 14h.