Beleza, graça e muita emoção marcaram o desfile de moda de 35 modelos no Centro de Convivência do Idosos (CCI), no bairro dos Abreus, em Itapevi, durante o Fashion Day. Essa atividade foi realizada para apresentar os trabalhos produzidos pelos alunos do curso de customização da Oficina de Marketing Pessoal.

 

“Estou muito feliz. Adoro as atividades do CCI e poder participar de um desfile de moda foi maravilhoso”, disse emocionada Virginia Mayer dos Santos, de 71 anos, participante das atividades do centro. Ela faz aulas de ginástica, participa do coral e, há três meses, iniciou a oficina de customização.

 

“Gosto de estar aqui, somos bem atendidas, realizamos uma série de atividades e gastamos nosso tempo com coisas produtivas e felizes”, explica ela.

 

A energia das atividades do CCI também mudou a vida de Maria Fernandes da Costa, de 60 anos. Até o ano passado, ela estava com um quadro de depressão profunda após perder o único filho, em 2016, com apenas 31 anos de idade, vítima de um câncer agressivo.

 

“Quando meu menino foi embora, minha vida perdeu o sentido. Passei quase dois anos sem vontade para nada, sem ânimo, sem alegria alguma”.

 

Felizmente, esta história mudou. Há dez meses, quando Maria foi até o CCI tirar seu cartão do idoso. “Chegando aqui, mal consegui dizer o que queria. As funcionárias perceberam meu estado e me deram toda a atenção, em pouco tempo, já estava participando das atividades”.

 

Hoje, Maria é outra pessoa, é mais feliz e cheia de objetivos. “Ainda lembro do meu filho com saudades, mas encontrei motivos para viver. O desfile de hoje foi uma forma de homenageá-lo. Desfilei com o vestido que ele me deu – o último presente antes dele adoecer”, conta emocionada.

 

Maria participa da oficina de customização, das aulas de yoga e de gestão do saber. “Mas o que eu mais gosto mesmo é do calor humano que tem aqui. Me sinto viva e com disposição para acordar todo dia de manhã sabendo que vou encontrar pessoas alegres e que me animam a viver”.

 

O Fashion Day foi uma das atividades realizadas pelo CCI para celebrar o mês dos idosos. Na semana passada, os integrantes do centro também participaram do Baile da Primavera.

 

Todas essas ações têm como objetivo estimular a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer, garantindo um envelhecimento saudável e feliz.

 

Oficinas

Por meio do Viva Maturidade, o CCI oferece oficinas de ginástica, dança-terapia, dança de salão, coral, bordado em renda filé, pintura, jogos de mesa, gestão de saberes (alfabetização), informática, karatê adaptado, capoterapia, artesanato, tricô e crochê, marketing pessoal, customização de roupas, yoga e gastronomia.

 

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é uma unidade de assistência social da Prefeitura de Itapevi que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

 

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na avenida Cesário de Abreu, 915, no Bairro dos Abreus. Mais informações sobre o equipamento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-4586.