A Prefeitura de Itapevi realiza, neste sábado (3), a formatura de 3.782 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental (Ciclo I), de 124 turmas de 38 escolas da rede municipal de ensino. O evento acontece a partir das 8h, na Arena Parque, no Parque da Cidade (R. Prof. Dimarães Antonio Sandei, s/n).

Como nos últimos anos, a cerimônia oficial será curta, sem perder o sentimento e a emoção dos alunos que concluem um novo ciclo de vida. A primeira parte será formal e tradicional, mas a segunda etapa do evento garante muita diversão para os formandos que poderão curtir esse momento memorável, com festa e animação em uma baladinha exclusiva para os pequenos e seus familiares.

Embora a formatura aconteça neste sábado, o ano letivo continua até o dia 16, para todos os alunos da rede.

Investimentos

Desde 2017, a Prefeitura tem investido forte em Educação, com a construção das Escolas do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, Prof. Irany Toledo de Moraes, no Santa Rita, e Giovanni Cornaro, no Cardoso.

Também já estão em construção duas novas unidades no Amador Bueno e na Cohab. Outras duas construções estão sendo planejadas no Jardim Julieta e Bela Vista.

Além dos novos prédios, o ensino integral também será gradativamente aplicado em todas as unidades de ensino do município, de 1º ao 5º, do ensino fundamental, nos próximos 10 anos.

Dois CEMEBs (Centro Municipal de Educação Básica) já foram transformados em escola de tempo integral: Profª Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso. A terceira readequação será o CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

Merenda de Qualidade

Outro importante investimento na área de educação é a merenda dos alunos. Em Itapevi, desde 2018, a Prefeitura oferece um cardápio variado com estrogonofe, escondidinho, galinhada, frango asiático, carne asiática, polenta com ragu de carne moída, arroz carreteiro, risoto da fazenda, frango com quiabo, moqueca de peixe, baião de dois, dentre outros pratos.

Uniformes e material escolar

Os alunos da rede municipal de ensino recebem, sempre na primeira semana de aula, no início do ano, uniforme escolar completo, diretamente nas escolas. O kit é composto por duas camisetas mangas curtas e duas de mangas longas, um agasalho, (calça e blusão com capuz), um short saia (meninas) e bermuda (meninos), uma blusa moletom, dois pares de meias e um par de tênis.

Na mesma ocasião, os estudantes recebem gratuitamente material escolar. O kit varia de acordo com a série do aluno e é distribuído para estudantes desde o berçário, EJA (Educação de Jovens e Adultos) até o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Material Didático

Os professores e alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental da rede municipal trabalham com o material didático do Currículo Paulista, nas áreas de linguagem, alfabetização, matemática, ciências da natureza e humanas. O sistema também garante acompanhamento e formação regular dos educadores por meio de plataforma online, durante as horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).