Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais B e C, a Prefeitura promove ao longo deste mês a campanha “Julho Amarelo”.

Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) estão intensificando a oferta de informações sobre as hepatites virais, realizando a vacinação e a realização do 01teste rápido, situação em que o paciente realiza uma punção digital (furo no dedo) para a coleta de uma pequena quantidade de sangue. O resultado sai em 30 minutos.

As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Amador Bueno, Suburbano e do Vitápolis. Em todas as demais unidades de saúde do município a aplicação do imunizante acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Para receber o imunizante, as pessoas devem levar as carteirinhas de vacinação e CPF.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.

Os casos de acompanhamento de hepatites B e C na cidade são realizados pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), localizado na Rua José Michelotti,194 – Cidade Saúde.

Hepatite B

É uma doença invisível e silenciosa. Na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. A hepatite B é causada por vírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2018 foi responsável por 13.922 (32,8%) dos casos de hepatites notificados no Brasil. O vírus está relacionado a 21,3% das mortes relacionadas às hepatites entre 2000 e 2017.

Na maioria dos casos não apresenta sintomas e muitas vezes é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados.

A principal forma de prevenção é por meio da vacinação. É necessário receber três doses para ficar protegido. Pessoas de todas as idades podem receber a vacina.

Hepatite C

A Hepatite C é um processo infeccioso e inflamatório causado por vírus e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum.

A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado.

Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tornam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo. Tem tratamento e cura. É recomendável que pessoas com mais de 40 anos façam o exame.

O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C é muito raro, cerca de 80% das pessoas não apresentam qualquer manifestação, por esta razão a testagem espontânea da população prioritária é tão importante no combate a este agravo.