A Prefeitura promove uma série de palestras nas escolas da rede municipal sobre o programa Segunda Verde, com a proposta de apresentar e esclarecer dúvidas aos pais dos alunos sobre a sua importância e os benefícios de uma alimentação saudável. Na quarta-feira (18) foi realizado o encontro com a participação de cerca de 200 pais de alunos da Escola do Futuro – Educação de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano.

A coordenadora da RC Nutry, Luciana Petrusino Felix, empresa responsável pela produção das refeições nas escolas, explica a razão das palestras e a importância de os responsáveis passarem para as crianças os benefícios do novo hábito. Além de entenderem que ao tirar um tipo de carne, a refeição continua com o mesmo valor de proteínas e calorias. “Para os pais saberem que a gente incentiva as crianças a comerem de forma mais saudável e para eles conhecerem esses alimentos”, contou Luciana, na apresentação.

O programa Segunda Verde, em vigor desde o início de agosto deste ano, tem como ideia principal oferecer opção de uma alimentação saudável para as crianças, sem a proteína animal nas segundas-feiras. Em contrapartida uma opção vegetal com o mesmo valor nutricional e calórico é oferecida aos estudantes. Isso contribui para a diminuição de casos precoces de colesterol, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e também auxilia no controle de peso.

“Eles estão aprendendo a comer e é ótimo isso. Eu acredito que esse projeto vai ajudar muitas crianças que não comem legumes, comem só bolacha, salgadinho a ficarem mais saudáveis”, contou Luciane Barbosa de Matos, de 38 anos, moradora do Parque Wey. Já para o aluno do 4º ano, Vinicius Andrade, de 9 anos, a troca foi aceita com naturalidade. “É bastante gostoso porque é saudável”, disse.

Para tirar as dúvidas sobre os alimentos, os cardápios estão à disposição no site ww.segundaverde.com.br.

Pioneira

Itapevi é a primeira cidade da Região Oeste a implementar a iniciativa nas escolas, que tem como objetivo estimular e desenvolvimento de hábitos saudáveis, por meio de uma alimentação balanceada e nutritiva.

Sem custos para o município, o programa Segunda Verde beneficiará todos os 29,5 mil alunos da rede municipal.

A ONG Sociedade Vegetariana Brasileira deu suporte à ação, sugerindo alternativas de alimentos a serem incluídos no cardápio para a equipe de nutricionistas responsável pela merenda.

No final de julho, 200 profissionais responsáveis pela elaboração das merendas da rede de ensino receberam orientações sobre a forma de preparo dos novos pratos.

Refeições

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos das escolas municipais, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, chá, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.