Diplomação aconteceu nesta sexta-feira (10); mandato é de quatro anos

Os novos conselheiros tutelares de Itapevi tomaram posse, na sexta-feira (10). A cerimônia de diplomação e assinatura do termo de posse dos novos membros do Conselho Tutelar do município, eleitos pelo voto direto em outubro passado, aconteceu no hall da Prefeitura, na Vila Nova Itapevi. O mandato tem a duração de quadro anos e vale para o quadriênio 2020/2024.

Tomaram posse os conselheiros titulares Erika Zenezi, Edinaldo José da Silva, Renato Ruffini, Débora Rezende de Faria e Luiz Carlos Monteiro da Silva Sampaio. Os suplentes Alessandra Egidio, Maine Gama e Júlio Cesar Ferreira também participaram da cerimônia.

Entre diversas funções, o conselheiro tutelar é responsável por observar violações de direitos da criança e do adolescente, aconselhar pais e responsáveis e informar ao Ministério Público infrações ou mesmo crimes contra os mais jovens.

O mandato dos conselheiros se encerra em 9 de janeiro de 2024.

Direitos da Criança

O Conselho Tutelar é um órgão municipal, permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O conselho itapeviense fica na Rua Francisca Teixeira de Carvalho, 350, na Vila Nova Itapevi. O órgão também atende pelo telefone 4142-1180 e pelo disque-denúncia: 180. Todos os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fora do horário de expediente, os conselheiros em regime de plantão podem ser acionados pelo telefone 199, da Guarda Municipal de Itapevi.