A Prefeitura inicia, nesta quarta-feira (1), a Operação Natal Seguro com o objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade à população no período de compras do final do ano. A iniciativa é coordenada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi. Os trabalhos de policiamento preventivo e ostensivo vão até o dia 31 de dezembro.

A iniciativa tem como propósito coibir a prática de crimes na região central da cidade e garantir a segurança e conforto da população e dos comerciantes em meio às compras de final de ano. O policiamento será realizado com patrulhamento a pé, ROM (Ronda Ostensiva com Motocicletas), Divisão do Canil, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Ronda Regional e os demais veículos da corporação.

O patrulhamento deverá ser reforçado de segunda a sábado, das 8h às 22h, principalmente nos comércios. No domingo, a operação vai até às 20h. Na semana do Natal, de 20 de dezembro a 26 de janeiro, o policiamento preventivo e ostensivo será realizado no mesmo horário, exceto no dia 23, quando o policiamento será feito até às 0h.

Os locais que irão receber atendimento da Guarda são: Terminal Rodoviário, Ita Shopping Centro, avenidas Presidente Vargas, Cesário de Abreu até a Rubens Caramez e vias adjacentes. As equipes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) intensificarão a sinalização no centro expandido. Haverá uma base móvel montada na Praça Carlos de Castro. O comando da Guarda estima que cerca de 30 homens estarão empregados por dia nesta operação.

A responsabilidade da Guarda é assegurar que, no Natal e no Ano Novo, os cidadãos consigam realizar suas compras com conforto e sem preocupação. É momento de termos mais pessoas nas ruas e maior movimentação de recursos financeiros, materiais e humanos.

A dedicação da GCM e do Demutran será total. A expectativa é de que o comércio neste ano tenha um movimento grande, muito acima dos últimos anos, e todos os protocolos sanitários devem ser cumpridos pela população.

Nesta semana, a GCM distribui aos comerciantes da região central um cartão com o número de WhatsApp da Ronda Regional 10 (95442-0310).

Cuidados em meio à pandemia e com a segurança

Vale mencionar que o Coronavírus ainda está em circulação no Brasil e no mundo. Desta forma, é importante que cada um siga, rigorosamente, os protocolos sanitários e use máscara sempre e mantenha o distanciamento social. Os estabelecimentos comerciais devem continuar aplicando o álcool em gel nas mãos dos clientes e a população deve evitar ambientes com aglomeração.

É importante também que as pessoas se previnam e evitem que idosos saiam de casa sozinhos para ir a bancos, não deixe bolsas e celulares no banco dos carros quando estes estiverem estacionados e evite andar com grande quantidade de dinheiro. As mulheres devem andar com suas bolsas sempre à frente do corpo para evitar furtos ou roubos.

A Prefeitura informa que caso você detecte qualquer atividade suspeita na região central, é possível entrar em contato com a GCM pelos telefones 199 (24 horas) e pelo 4141-0474, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.